Agenda Cultural

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Serra da Raiz entre as cidades para Recadastramento Biométrico

A tecnologia tornando ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico


 O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu acompanhar o ritmo das tecnologias e investir em urnas eletrônicas com sistema de identificação digital. A principal vantagem do novo sistema é a segurança. Com a identificação biométrica não haverá a possibilidade de um eleitor votar no lugar de outro, tornando ainda mais seguro o sistema de votação eletrônico e ágil, dispensando preenchimentos de papéis.

Serra da Raiz está incluída na etapa do recadastramento que começou dia 01/04/2013 e irá até 21/03/2014. O eleitor deve procurar o seu cartório eleitoral munido de documento de identificação com foto, título eleitoral e comprovante de residência. Ele será fotografado e terá coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos.

As urnas já foram testadas nas eleições de 2008 e 2010, alcançando um total de 60 cidades e 23 estados. O TSE estima que todos os eleitores do país estejam identificados pelas digitais até 2018.

ATENÇÃO: O eleitor que não comparecer no período estipulado terá a inscrição eleitoral cancelada. Quem estiver em situação irregular, além de não votar, não consegue participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e obter empréstimo em estabelecimento mantido pelo Governo. 


Local e horário de atendimento

Serra da Raiz
Cartório Eleitoral da 15ª Zona Eleitoral

Endereço: Rua Antenor Navarro, s/n - Centro - Caiçara
Horários: segunda a sexta, entre 7h e 14h

Data: 01/04/2013 a 21/03/2014

Obs.: Distribuição diária de senhas no início do expediente, por ordem de chegada.


Fonte: TSE/TRE (Diário da Justiça)



Informe Cidadão