Agenda Cultural

Geografia


Serra da Raiz - Paraíba/PB

Serra da Raiz, é um município brasileiro da região Nordeste, localizado no estado da Paraíba. Pertence a Mesorregião do Agreste Paraibano e à Microrregião de Guarabira. Está distante 138 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado. Sua instalação oficial ocorreu em 21 de janeiro de 1959. Porém, é considerada uma das mais antigas povoações do estado da Paraíba.

  
Unidade federativa: Paraíba
Mesorregião: Agreste Paraibano IBGE/2008 [1]
Microrregião: Guarabira IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes: Caiçara,(N), Sertãozinho(S), Belém,(L) e Duas Estradas, Lagoa de Dentro (O)
Distância até a capital: 138 km



        
Características geográficas

Área: 29,082 km²
População: 3.204 hab. est. IBGE/2010 [2]

          Urbana: 2.135 hab
          Rural: 1.069
  •                                Homens: 1.594
  •                               Mulheres: 1.610
Densidade: 110,1 hab./km²
Altitude: 331 m
Clima: tropical As'
Temperatura Média: 23° C 
Bioma: Caatinga

Fuso horário: UTC-3


Indicadores

IDH 0,565 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 8.871 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 2.714,00 IBGE/2005 [4]





Gentílico: serra-raizense ou serrano



Hidrografia


Nascente do rio Camaratuba
Adaptação de Adriano Miguel
 2010

No município encontra-se uma das  nascentes do rio Camaratuba, rio que banha e faz parte das bacias do litoral norte do estado da Paraíba. O rio nasce no município de Serra da Raiz e deságua numa foz do tipo estuário entre os municípios de Baía da Traição e Mataraca. Próximo a sua foz, na Barra de Camaratuba, são disputados campeonatos de surfe em determinadas épocas do ano, em virtude de ser a porção do litoral paraibano onde há melhores ondas para a prática desse esporte. 



O Camaratuba é um rio de médio porte, para a região, cuja foz permanece selvagem e oferece aos visitantes um cenário paradisíaco, emoldurado por dunas, manguezais e a mata atlântica. Em seu entorno, estão, de um lado as 24 vinte e quatro aldeias que compõe a reserva dos índios potiguaras e do outro a vila de Barra de Camaratuba integrada a 09 nove kilometros de praias desertas pertencentes a uma reserva ecológica. O rio pode ser explorado, por terra e por água, em pequenas embarcações, guiadas por locais, que adentram os manguesais intocados. 


A bacia do rio Camaratuba
A bacia do rio Camaratuba situa-se na parte extremo leste do Estado da Paraíba. Está inserida em uma área pertencente a três microrregiões homogêneas do Estado paraibano, Agreste da Borborema, Brejo e Piemonte da Borborema. Conforma-se sob as latitudes 6º32’49’’ e 6º46’2’’ sul e entre as longitudes 34º57’49’’ e 35º27’59’’ a oeste de Greenwich, e tem como rio principal o rio Camaratuba; limita-se a sul com a bacia do rio Mamanguape , a leste com o Oceano Atlântico, a oeste com a bacia do rio Curimataú e a norte com as bacias dos rios Guajú e Curimataú. A bacia do rio Camaratuba drena uma área que mede cerca de cerca de 635,6 km².
Melhoramento de Adriano Miguel
2010
 Segundo a classificação de Köeppen o clima da bacia do rio Camaratuba é caracterizado como do tipo Aw’i, ou seja, quente e úmido com chuvas de outono e inverno. Em geral, o período seco na porção mais próxima ao oceano Atlântico tem duração de apenas dois meses alcançando quatro meses na medida em que a bacia se interioriza.

Como não se obteve dados de evaporação e nem de evapotranspiração na bacia do rio Camaratuba, adotaremos os dados da bacia do rio Mamanguape que varia entre 1100 e 1600 mm.




Adriano Miguel 
Pesquisa e adaptação 
Ano 2010




FOTOS






















Informe Cidadão