Agenda Cultural

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seca: Ministério da Integração marca nova reunião com lideranças municipalistas

Adalberto Marques/Integração Nacional
Adalberto Marques/Integração Nacional
Os dirigentes das entidades estaduais de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte levaram um documento na noite desta terça-feira, 14 de maio, ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O ofício elaborado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com os dirigentes das entidades estaduais do Nordeste apresentava as reivindicações dos Municípios para o enfrentamento da seca que atinge a região.
 
Entre as reivindicações do documento estão a liberação de recursos via cartão de pagamento da Defesa Civil. Este cartão seria uma forma dos gestores receberem dinheiro para pagamento de emergências. Bezerra sinalizou a possibilidade de ampliação dos repasses para o cartão e marcou uma nova reunião para que os gestores levem uma proposta mais detalhada na próxima terça-feira, 21 de maio.

Outro encaminhamento feito foi o da escolha de dois presidentes das entidades estaduais para representar os Municípios no Comitê Gestor Água para todos. E que no próximo encontro do comitê os dirigentes apresentem propostas para as questões mais pontuais da seca.
 

Culpa dos Estados 

Quando questionado pelos gestores sobre o dinheiro para a seca, Bezerra afirmou que  os Estados estão recebendo  os repasses mas estão demorando para executar obras e subconveniar os Municípios. “Existem mais de R$ 56 milhões na conta dos Estados desde junho do ano passado para perfurar poços. Foram empenhados mais de R$ 200 milhões para serviços essenciais como pagamento de carro pipa e ração para gado”. E explicou: “Estamos trabalhando em parceria com os Estados, pois são eles que operam as companhias de água”. O ministro ainda deixou clara a frustração do governo com a demora na execução desses repasses.

Para a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, o governo divulga a todo o momento que está mandando dinheiro para a seca.

Adalberto Marques/Integração Nacional
Adalberto Marques/Integração Nacional
Na espera de recursos de outubro de 2012, o Estado de Alagoas ainda enfrenta a redução do número de carros pipa. “O exercito está diminuindo o número de carros pipa para a região, porque choveu um pouco. Mas não foi o suficiente para encher nenhum reservatório ou manancial. Fizemos a mobilização da seca em parceria com a CNM na segunda-feira, 13 de maio, em Santana do Livramento (AL), onde escutei o relato de produtores que se suicidaram porque perderam tudo”, conta o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Marcelo Beltrão.

Divida rural 

Para Beltrão a execução rural dos produtores do Nordeste deveria ser paralisada, pelo menos nesse período mais grave da estiagem. “É preciso uma renegociação da dívida dos produtores desta região”, pede.


Fonte: Agência CNM 




Informe Cidadão