Agenda Cultural

domingo, 23 de outubro de 2011

Personalidade: Mestre Geraldo Almeida

Geraldo Almeida

Mestre Geraldo Almeida

Quem é Geraldo?

Geraldo Almeida é mais um serrano defensor e divulgador da cultura nordestina. Ele é o principal fundador do Reisado Imperial do Recife.

Sua história de vida foi muito sofrida, assim como as de muitos de seus conterrâneos. Teve que fugir de casa, pois quando coroinha do padre da cidade o flagrou adulterando com uma mulher atrás da igreja e depois de tentar contar o acontecido a sua mãe foi desacreditado por ela e levou oito surras, acabando assim, fugindo para não morrer de apanhar.

Logo que chegou em João Pessoa trabalhou numa fábrica de gelo e ficou muito doente com pneumonia. Onde foi desenganado pelo médico, o qual lhe deu um atestado de morte orientando que voltasse a casa de sua mãe para morrer ( de acordo com o médico) ao lado da família. Sua salvação foi quando uma vizinha que passou pela casa de sua mãe pediu que rasgasse o atestado de óbito e lhe ofereceu  um lambedor de babosa que o curou. Retornou ao médico e mostrou como estava bem e o médico constatou sua saúde. 
 

O sonho
Conhecer a cidade na década de 30 era uma das suas maiores façanhas. Desde os seis anos na Serra da Raiz, Geraldo Almeida já fazia parte do Reisado e quando foi para o Recife tornou-se o líder comunitário da Bomba do Hemetério (Água Fria) e fundou com a comunidade o Reisado Imperial. Depois des várias aprovações casou e realizou seu sonho de morar em Recife com sua mulher que o acompanha até hoje, tiveram 10 filhos e completaram 60 anos de casados.

Reisado

Reisado é uma dança popular profano-religiosa, de origem portuguesa, muito popular no Nordeste brasileiro, com que se festeja a véspera e o Dia de Reis. No período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, um grupo formado por músicos, cantores e dançarinos vão de porta em porta anunciando a chegada do Messias e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam e dançam. Reisado também é muito conhecido como Folia de Reis.

O Reisado instalou-se em Sergipe no período colonial. Atualmente, é dançado em qualquer época do ano, os temas de seu enredo, variam de acordo com o local e a época em que são encenados, podem ser: amor, guerra, religião entre outros. Ele é composto de várias partes e tem diversos personagens como o rei, o mestre, contramestre, figuras e moleques. Os instrumentos que acompanham o grupo são violão, sanfona, ganzá, zabumba, triângulo e pandeiro. 


Biografia
Geraldo de Almeida nasceu em 9 de setembro de 1924, na pequena cidade de Serra da Raiz, no interior do estado da Paraíba. Nessa cidade, ele residiu até seus 11 anos de idade, quando fugiu de casa para realizar um sonho: conhecer o Recife. Aqui, foi adotado pelo Sr. Rodrigues de Souza Cavalcanti que residia no bairro de Boa Viagem. Com residência fixa na capital pernambucana, Geraldo de Almeida inicia uma jornada de trabalho de 35 anos como estivador do Cais do Porto do Recife Antigo. Em 1951, ele se casa com Iraci Alves de Almeida e vai morar no Bairro da Bomba do Hemetério, Água Fria (Recife). É na Bomba do Hemetério que mestre Geraldo realiza um dos seus maiores sonhos em 5 de janeiro de 1951: ele funda com os moradores locais José Cabral de Souza, Augusto Pimentel, João Reis, Pedro José Nascimento e João Pimentel; o Reisado Imperial. Mestre Geraldo é sem dúvida, um dos grandes personagens desse auto natalino.



Fotos e matéria de: Andrelly Santos e Anne Caroline
Adaptação: Adriano Miguel

Informe Cidadão